quarta-feira, 29 de abril de 2009

Criança e Trânsito - Projeto em Defesa da Vida



O Brasil é um país que exibe um montante de 52 milhões de veículos (DENATRAN, 2008). Não representa um volume excessivo, caso se compare esse indicador quantitativo com a extensão territorial e com a totalidade da população, mas representa uma grande frota a ser administrada. Esses veículos trafegam por cidades com sistemas viários geralmente insuficientes ou por quase 1,8 milhões de quilômetros de rodovias (destas apenas 164.247 km são pavimentadas) das quais a maioria não exibe condições satisfatórias de tráfego.
Resultado disso se constata em ocorrências de milhares de acidentes por dia.


Polícia Militar e Agentes Mirins, vão implantar o Projeto Criança e Trânsito em Monte Azul

Partindo dessa realidade, o Sexto Pelotão de Polícia Militar de Monte Azul, estará implantando nas escolas municipais, a partir de 04 de Maio, o “Projeto Criança e Trânsito”. Segundo o contexto do criador do projeto, Cabo PM, Carlos Alberto, “o objetivo é conscientizar as crianças através de dados práticos e teóricos, da necessidade da educação no transito dentro da sala de aula. Segundo dados do Ministério da Saúde, 140 mil crianças foram hospitalizadas em 2008 por motivos de acidentes de transito, precisamos mudar este quadro com urgência. Vale lembrar que o trânsito configura-se como um ambiente cultural humano, isto é, que ao longo da nossa história transformamos o trânsito a fim de adaptá-lo segundo nossas próprias necessidades”, finalizou.


Cabo Carlos Alberto e Agentes Mirins, aula de trânsito em Defesa da Vida

O Projeto Criança e Trânsito, envolverá a Prefeitura Municipal de Monte Azul, Polícia Militar, Escolas Estaduais, Municipais e outros órgãos e entidades do município interessados em promover a capacitação às crianças da nossa cidade.Inicialmente serão aplicadas 05 (cinco) instruções nas escolas centrais, uma vez por semana e a escola disponibilizará 01 (uma) hora de sua carga horária para os Agentes Mirins de Monte Azul possam ministrar as instruções. As crianças participarão de módulos com dramatização do trânsito e o pátio da escola se transformará em cenário com a sinalização de trânsito como nas ruas com faixa de segurança e placas de sinalização confeccionadas pelas crianças.

A Polícia Militar começa a implantar o projeto nas escolas no próximo dia, 04 de maio: Escola Estadual Rodrigues Alves, Escola Célia Miranda, Escola Domingos Teixeira e Escola Florêncio Ferreira Lima.

O Projeto Criança e Trânsito têm o apoio da Prefeitura de Monte Azul, Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, do Comandante do Sexto Pelotão, Tenente Armando Reges de Figueiredo, Sargento Fausto Cesar da Silva, do instrutor de trânsito, Soldado Luciano Correia de Souza e a Coordenação geral, Cabo Carlos Alberto Silva.

Por Robson Tovarish


Nenhum comentário:

Postar um comentário